Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2862

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social – ABAE

O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social

Descrição do Projeto

O projeto “O Cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social”, desenvolvido pela ABAE em parceria com a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada) e o Exército Brasileiro (19º- Batalhão de Caçadores), no Centro de Equoterapia Yuri Guimarães Brito, está embasado nos benefícios promovidos pelo movimento rítmico do passo do Cavalo e sua representação na vida das crianças e adolescentes com deficiência.

A equoterapia é desenvolvida nos países europeus há mais de 60 anos e foi implantada no Brasil pela Associação Nacional de Equoterapia, sendo consolidada  em 1989, com o objetivo difundir suas atividades nos estados brasileiros, dando o incentivo para a criação de novas Associações e Centros de Equoterapia no país.

Na Bahia, as ações da ABAE se articulam com diversos segmentos da sociedade, para a difusão deste trabalho no estado em prol da pessoa com deficiência. Merece destaque a experiência realizada em 1991, com Yuri Guimarães Brito, seqüela de paralisia cerebral, sob o olhar de sua mãe e Max Lima; sendo consolidada em 1993, com uma proposta socioassistencial, educacional e terapêutica voltada para garantir os direitos da criança e do adolescente com deficiências e suas famílias, através da parceria com o governo do estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador.

O trabalho de equoterapia é desenvolvido com a expertise da equipe multiprofissional e vem contribuindo de forma direta na assistência às pessoas com deficiência, residentes em Salvador e oriundas de outros municípios.

Este projeto patrocinado pela Petrobras teve como objetivo da ABAE, incentivar a implantação de Centros de Equoterapia e Associações em outros municípios do estado da Bahia, desejos estes, que também, manifestados pelos visitantes às instalações da entidade situadas no Esquadrão de Polícia Montada e no 19º- Batalhão de Caçadores: profissionais oriundos dos municípios de Feira de Santana, Ituaçu, Itapetinga, Irecê, Vitória da Conquista, Cruz das Almas, Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Itabuna, Governador Mangabeira, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Jequié, Teixeira de Freitas e Mutuípe foram recepcionados pela representante da ABAE e equipe técnica, e posteriormente, visitaram a maioria desses municípios, para conhecimento da infra-estrutura e logística, proferindo palestras, dando apoio necessário para a implantação dos Centros conforme preconiza a ANDE BRASIL.

O crescimento deste trabalho no Estado da Bahia tem o embasamento técnico científico e expertise dos profissionais da Associação Bahiana de Equoterapia que segue os princípios doutrinários da ANDE-BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia/Brasília-DF.