Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2858

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2862

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/abaebahia/www/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3708
Quem Somos – ABAE

Saiba mais sobre a nossa associação

Venha nos visitar e conhecer o nosso trabalho.

Folder Institucional

ABAE – Associação Bahiana de Equoterapia tem a satisfação de convidá-los para conhecer o trabalho que realiza, visando a assistir famílias carentes, cujos filhos têm algum tipo de deficiência.

As ações da ABAE se manifestam pela assistência a educação, saúde e inclusão social de crianças e jovens com deficiência. Nesse cenário, o cavalo é introduzido como coadjuvante, na realização de atividades psicoeducacionais e terapêuticas: trata-se de uma técnica descoberta há muitos anos e vem sendo utilizada em vários países.

Para a tradução do texto que marca os 25 anos da ABAE de mãos dadas com a comunidade, a entidade contou com o apoio e colaboração dos tradutores: Raul Oliveira (alemão); Isaura Sulz (Espanhol); Julia Mc Naught (inglês); Matteo M. Viola (italiano); Marcia Bértolo Caffé e Chantal Durpoix (Francês), aos quais a diretoria ABAE manifesta gratidão!

Português | 1mb

Inglês | 1mb

Espanhol | 3mb

Francês | 2mb

Italiano | 2mb

Alemão | 3mb

O que é a ABAE?

A Associação Bahiana de Equoterapia, ABAE é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que presta assistência especializada as pessoas com deficiências com destaque na Equoterapia, atividade em que se utiliza o cavalo como recurso psicoeducacional e terapêutico, visando promover a inclusão social dos assistidos pela entidade.

A ABAE, foi fundada no dia 16 de dezembro de 1997 pela pedagoga Maria Cristina Guimarães Brito e possui dois endereços, o primeiro está localizado na Avenida Dorival Caymmi, s/nº, no Parque de Exposições, anexo ao Esquadrão da Polícia Montada, no bairro Itapuã e o segundo na Avenida Silveira Martins, s/nº, bairro Cabula, no 19º Batalhão de Caçadores, 19 BC.

Filiada a ANDE BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia, com sede em Brasília-DF, atua em parceria com o governo do Estado da Bahia através da Polícia Militar – Esquadrão de Polícia Montada, com o Exército Brasileiro -19º Batalhão de Caçadorese com a Prefeitura de Salvador através da SEMPS – Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, beneficiando crianças e adolescentes com deficiência e necessidades educativas especiais, assim como acolhimento aos seus familiares.

Equoterapia. cavalgar é preciso!

A ABAE oferece o serviço de forma direta a 131 crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias, oriundas também de outros municípios e, tem o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, onde os usuários passam pelo processo de anamnese e o estabelecimento de um programa individualizado para cada pessoa assistida. E, indiretamente as Unidades Militares e Organizações da Sociedade Civil para a implantação de Centros de Equoterapia.

A gama de estímulos promovida pela cadência do movimento rítmico do passo do cavalo resulta em grandes ganhos psicomotores dos praticantes de equoterapia. Estes efeitos complementam as atividades psicoterapêuticas convencionais, e o diferencial dos resultados se dá por a atividade promover um conjunto de estímulos em uma sessão, acelerando o programa de habilitação e reabilitação, inibindo padrões patológicos importantes na montaria, além de estabelecer vínculos com outras pessoas e animais tornando, assim, uma atividade prazerosa.

A entidade segue um protocolo com período de permanência do praticante na atividade por 2 anos e posteriormente com alta temporária, para dar condições outras pessoas integrarem a equoterapia no planejamento psicoterapêutico e, consequentemente, minimizar a lista de espera que conta comaproximadamente 3.000 pessoas cadastradas.

Muito amor envolvido

Médica Supervisora
Fisioterapeutas
Psicólogos
Educador Físico
Assistentes Sociais
Fonoaudiólogo
Psicomotricista
Secretárias
Auxiliares Guias
Médicos e Instrutor